Consultor de Gestão e Finanças, é formado em Administração de Empresas, com MBA em Auditoria Fiscal e Tributária e em Engenharia Econômica e Financeira, e Planejamento Tributário Estratégico.
Por 4 anos foi Membro da Comissão Especial de Governança Corporativa e Auditoria do CRA/RJ; foi co-fundador e diretor tesoureiro do Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente do Estado Rio de Janeiro.
Presta serviços na elaboração e assessoria na implantação de procedimentos administrativos e de controles internos para melhor gestão financeira, fiscal e tributária do negócio, com ênfase para atender ao SPED, incluindo a auditoria eletrônica, além de planejamento tributário para empresas.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Universidade Federal Fluminense
MBA, Engenharia Econômica e Financeira
Atividades e grupos: TCC: Determinação da taxa de retorno para avaliação de projetos
- FUNCEFET
Atividades e grupos: – TCC: Contabilização de ativo intangível
- Universidade Estácio de Sá
Bacharel, Administração
Atividades e grupos: – TCC: Avaliação do desempenho empresarial da PROJEMAR S.A.
ORGANIZAÇÃO
- Comissão Especial de Governança Corporativa e Auditoria do CRA/RJ
RECONHECIMENTO E PRÊMIOS
- Moção de Congratulação de destaque e reconhecimento, ALERJ.
EXPERIÊNCIA
- Consultor de Gestão e Finanças
RTB Assessoria e Consultoria em Administração
– até o momento – Rio de Janeiro, RJ
- Assessoria e consultoria administrativa e financeira, (re)estruturando setores e departamentos da organização, mapeando processos, definindo funções e responsabilidades de seus colaboradores.
- Consultoria na elaboração e assessoria na implantação de procedimentos administrativos e de controles internos para gestão financeira, fiscal e tributária.
- Consultoria na elaboração e assessoria na implantação de procedimentos e de controles internos em atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.
- Auditoria eletrônica nos arquivos que são transmitidos para o SPED, para verificar a ocorrência de inconsistências nas informações prestadas, minimizando o risco de uma ação fiscal.
- Planejamento tributário, sucessório e proteção empresarial e patrimonial.
- Avaliação Econômica e Financeira de Projetos pelo método do fluxo de caixa descontado.
SINDIECO – Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestoras de Residuos do ERJ
- Exerci o cargo de Tesoureiro, sendo nomeado na data de fundação do Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestoras de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro. Acompanhei o processo de fundação da instituição na redação do estatuto social. Esta instituição foi criada a partir de projeto da ARERJ e funciona de forma paralela à associação.
- Participação do Grupo de Trabalho de Legislação de Resíduos Sólidos da Secretaria do Estado do Ambiente.
- Participei de reuniões para elaboração de estatuto social para fundação de entidade de representação nacional (UNASER) e de Instituto Brasileiro dedicado à indústria da reciclagem (IBPqR).
BELISARIO PLÁSTICOS
– (4 anos 6 meses)
- Iniciei minhas atividades contabilizando os fatos e atos administrativos da empresa. Elaborei plano de contas adaptado à empresa recicladora de material plástico;
- Desenvolvi pequeno sistema, baseado em Excel, para apuração dos custos do material plástico reciclado e folha de pagamento com emissão de contracheques;
- Desenvolvi trabalhos junto a alguns fornecedores com a finalidade de reduzir perdas da matéria-prima adquirida;
- Viabilizei o beneficiamento de resíduos visando redução de custos e aumento de receita;
- Desenvolvi competências financiando curso de informática a alguns dos funcionários e busquei a conscientização de todos os colaboradores a zelar pela empresa.
PROJEMAR S.A. Estudos e Projetos de Engenharia
março de 2001 a junho de 2008 (7 anos 4 meses)
- Responsável pelo Setor Financeiro, Contábil e Fiscal do Departamento Administrativo & Financeiro da empresa, foi onde desenvolvi grande parte de minha experiência profissional.
- Eu realizava a coordenação financeira de contratos de engenharia, emitindo as faturas de acordo com o avanço do projeto, controlando seu saldo contratual e apurando os custos envolvidos;
- Elaborava o planejamento financeiro da companhia e coordenava as atividades de contas a pagar e a receber, com elaboração de fluxo de caixa;
- Acompanhava a contabilização do movimento da Empresa, desde a classificação até o fechamento e análise do balanço;
- Apurava as obrigações tributárias principais e cumpria as obrigações acessórias nos prazos devidos;
- Iniciava e acompanhava os processos de parcelamentos tributários;
- Eu fui membro e secretário da CIPA da Empresa, com a indicação do empregador. Como secretário, redigia as atas das reuniões, coordenava o processo eleitoral e controlava o arquivo da documentação.