Operações conjuntas serão realizadas diariamente no posto de Itatiaia
A partir de hoje, as operações conjuntas no Posto da Barreira Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, contarão com o reforço do scanner móvel de cargas da Receita Federal do Brasil, para a inspeção em veículos. A Operação Integrada Barreira Olímpica será realizada diariamente pelos servidores das secretarias de Fazenda e de Governo, além da Receita Federal.
– O scanner permite a detecção de armas, drogas e mercadorias transportadas irregularmente em ônibus, caminhões e veículos de passeio. A operação se inicia no período olímpico, mas tem caráter permanente. É uma experiência pioneira no estado – disse o coordenador da Operação Barreira Fiscal, Reinaldo Braga.
O equipamento Modelo MT1213LH, da Receita Federal, possui dois modos de operação, denominados Portal – Modo Passivo e Móvel – Modo Ativo. No primeiro, o scanner se mantém estático, enquanto os veículos de carga e contêineres passam em movimento diretamente pela área de inspeção. No Modo Ativo, o equipamento se movimenta enquanto o veículo de carga ou contêiner fica estático dentro da área de inspeção. O equipamento irá trabalhar no Modo Ativo no posto fiscal.
Intercâmbio de informações
O uso do scanner é resultado de um convênio assinado entre a Secretaria de Fazenda e a Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil, na 7ª Região Fiscal. O acordo estabelece condições de aperfeiçoamento da fiscalização e a integração dos fiscos estadual e federal, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo é promover o intercâmbio de informações e a formulação de ações integradas de natureza econômico-fiscal na forma de um convênio de cooperação técnica e de logística entre os órgãos. As ações integradas são destinadas à prevenção e repressão a ilícitos penais, tributários e aduaneiros.
O equipamento está sendo testado desde o início do mês, quando foram feitos ajustes nos processos de trabalho.
Fonte: Governo do Rio de Janeiro – 27/07/2016