Para mediar a relação entre o setor de varejo e as prefeituras fluminenses, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lança, nesta quarta-feira (18/10), a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Varejista. O encontro acontece às 18h no Auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), localizado na Avenida General Justo, 307 (9º andar), Centro do Rio. O grupo será presidido pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) que também lidera a Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Casa.
A Frente pretende ser uma ferramenta de pressão política junto ao Congresso Nacional para aprimorar a legislação federal em defesa do setor, explica o parlamentar Waldeck Carneiro. “Através dela, pretendemos assegurar a aprovação de um Plano Nacional do Varejo, que é o que mais emprega no Brasil, perdendo apenas para o serviço público. Além disso, é um setor que continua dando oportunidade para trabalhadores com escolarização limitada, ou seja, assegura empregos para trabalhadores de origem popular”, disse o deputado.
Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no comércio varejista cresceu 1,2% na passagem de maio para junho. Na comparação com junho de 2016, as vendas tiveram alta de 3% no volume e 2,4% na receita. No acumulado do ano, apesar de registrar queda de 0,1% no volume, houve alta de 1,9% na receita. No acumulado de 12 meses, o mesmo comportamento, queda de 3% no volume e alta de 3,2% na receita.
A iniciativa conta ainda com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio (CDL), Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas Rio), Federação Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL), SPC Brasil e Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (SECRJ).
Fonte: ALERJ em 17/10/2017